Inscrições terminam nesta terça-feira

“Brasil Encena”, da “Cia. de Teatro Arteatrando” recebe as inscrições até terça-feira, dia 31, em sua sede, a Casa do Teatro, na Rua Barão de Campinas, 619, centro, Amparo/SP. A documentação para a inscrição é: cópia do RG do interessado e de um responsável, comprovante de residência e declaração de escolaridade, além do preenchimento de uma ficha e de um questionário socioeconômico. Neste trabalho, sessenta adolescentes e jovens de 13 a 18 anos terão aulas teóricas e práticas (vivências), pesquisa e criação em teatro com a finalidade de desenvolver habilidades como: corporeidade, vocalização, noções de história da arte, leitura e produção textual qualificando multiplicadores que promovam a formação cultural, social e estética mais apurada da população local. 

A seleção dos alunos será feita nos dias 1, 2 e 3 de junho e no domingo, dia 5, às 14h, haverá uma aula-teste com os selecionados. No mesmo dia, às 20h, haverá na Casa do Teatro, sede da Cia. Arteatrando, uma festa para a abertura das atividades do projeto.

Para você que ainda não fez o download da ficha de inscrição, clique aqui.

"Brasil Encena" no programa Opinião e Debate



Amanhã, dia 25 de maio, o diretor da Cia. de Teatro Arteatrando e um dos responsáveis pelo projeto "Brasil Encena", Alexandre Cruz, estará no programa "Opinião e Debate", apresentado por Eliana Dagmar e veiculado pelo Sistema Regional de TV, a SRTV, de Pedreira.

No programa, Alexandre explicará como será o trabalho do projeto, público-alvo, e as informações referente às inscrições, que foram prorrogadas e terminam no dia 31 de maio, terça-feira.

O programa vai ao ar às 12h e o canal, para Amparo, é o 39.

José Piza, o colaborador de Arthur Azevedo



No seu folhetim "O Teatro", publicado em 1 de dezembro de 1904, Arthur Azevedo conta que quando pensou em escrever "O Mambembe", lembrou-se de chamar para seu colaborador José Piza, de quem já conhecia alguns trabalhos teatrais que revelavam muita habilidade como observação de costumes. Logo, decidiu-se a lançá-lo como autor de teatro no Rio de Janeiro. Azevedo confessou que não podia ter sido mais acertada a escolha porque encontrou nele o auxiliar que contava.

José Piza é natural do estado de São Paulo e sempre demonstrou interesse pelo teatro, apesar de ter escolhido a Faculdade de Direito da capital paulista e de ter seguido a profissão de advogado. Entre seus trabalho estão: "Os dois Jucas", "Perdi o trem", "Má peça", "Ninguém me diga" entre outros.

(Fonte: Coletânea Teatral - Caderno nº 36 )



Conheça Arthur Azevedo, de "O Mambembe"



Um dos objetivos do projeto “Brasil Encena” é valorizar a dramaturgia nacional. Para isso, a Cia. de Teatro Arteatrando escolheu apenas autores brasileiros para o trabalho. Neste primeiro ano de projeto, a obra será “O Mambembe”, de Arthur Azevedo, para qual o teatro sempre foi uma grande paixão.

Artur Nabantino Gonçalves de Azevedo nasceu no dia 7 de julho de 1855, em São Luís, Maranhão, e era o irmão mais velho de outro grande escritor brasileiro, Aluísio Azevedo, autor de clássicos como “O Cortiço e “O Mulato”.

Assim como Martins Pena, grande escritor de teatro, Arthur Azevedo consolidou também a comédia de costumes, explorando o cotidiano, as relações amorosas, familiares ou de amizade, as cerimônias festivas e fúnebres e tudo aquilo que podia observar nas ruas. Era jornalista e participou da fundação de muitos jornais populares, como "A Gazetinha", "Vida Moderna" e "O Álbum". Colaborou em "A Estação", ao lado de Machado de Assis.

Escreveu cerca de uma centena de peças de vários gêneros e extensões. Entre suas principais obras estão "A capital federal" e, claro, "O Mambembe".

Soltando o verbo

Já escolheu seu texto para a fase de seleção do projeto "Brasil Encena"? Não? Então, aqui vai mais uma opção: "Soltando o Verbo", de Zecalos de Andrade. Clique aqui para fazer o download do texto.


Ainda dá tempo para se inscrever

Você que ainda não se inscreveu para o projeto “Brasil Encena” tem até dia 28 de maio para garantir a participação na seleção dos alunos que farão aula de teatro com a Cia. de Teatro Arteatrando. 

A prorrogação das inscrições também alterou as datas da seleção, que agora será nos dias 31 de maio, 1 e 2 de junho, e da aula-teste, que acontecerá no dia 5 de junho, domingo, às 14h. 

Lembramos que a inscrição é feita na Casa do Teatro, sede da Cia. Arteatrando, na Rua Barão de Campinas, 619, Centro, e a documentação necessária é: cópia simples de um documento com foto do candidato e de um responsável, uma cópia do comprovante de residência e um atestado de matrícula da escola na qual o jovem estuda. Uma ficha e um questionário socioeconômico devem ser preenchidos no ato da inscrição. Caso queira fazer o download da ficha, clique aqui.

Escolha o seu texto para a seleção

"O auto da Compadecida", um dos textos, foi encenado na Oficina de Teatro da Magnetti Marelli, na Casa do Teatro


Os interessados em participar da seleção dos alunos do projeto "Brasil Encena" podem escolher um dos textos propostos para se apresentar e garantir uma vaga. Entre esses textos - todos de autores brasileiros - estão "O auto da Compadecida", de Ariano Suassuna, "Pluft - O fantasminha", de Maria Clara Machado, e "O pagador de promessas", de Dias Gomes. Além, de "Vestido de Noiva", de Nelson Rodrigues, e "Uma consulta", de Arthur Azevedo.

Clique nos nomes das obras para fazer o download!

Nosso panfleto

Para divulgar as inscrições do nosso projeto, temos um panfleto que será distribuído em Amparo, no comércio e nas escolas. Vejam como ele ficou lindo! A arte é de Deborah Zocchio, a mesma que criou a logomarca do nosso projeto e que cuida da identidade visual da Cia. Arteatrando.


Faça o download da ficha de inscrição


Ainda não se inscreveu para a seleção de alunos do projeto "Brasil Encena"? Não perca mais tempo. As inscrições terminam dia 28 de maio. 

A documentação necessária é: cópia simples de um documento com foto do candidato e de um responsável, uma cópia do comprovante de residência e um atestado de matrícula da escola na qual o jovem estuda. Uma ficha e um questionário socioeconômico devem ser preenchidos no ato da inscrição. Para fazer o download da ficha de inscrição, clique aqui.

A Casa do Teatro é o nosso templo

Cena da montagem de "O Cortiço", de Aluísio de Azevedo, que fechou a programação da Casa em 2010

Reduto de vários artistas, a CASA DO TEATRO é, desde 2006, a moradia da Cia. de Teatro Arteatrando e local no qual serão realizadas as aulas do projeto "Brasil Encena", um lugar onde desenvolvemos ações culturais e primamos pela diversidade cênica e humana. 

Tudo começou com a formação da Cia. Arteatrando que existe há quinze anos, em Amparo, cidade do conhecido Circuito das Águas paulistas. Desde sua fundação, a Cia. realiza, em cada montagem, uma ampla pesquisa para encontrar sua própria linguagem. Até hoje, produziu mais de quarenta produções. Os resultados dessas pesquisas foram apresentados nas cidades de Araras, Avaré, Arthur Nogueira, Atibaia, Bragança Paulista, Campinas, Holambra, Itapira, Jaboticabal, Jacareí, Jaguariúna, Limeira, Louveira, Mogi-Guaçu, Monte Alegre do Sul, Mogi Mirim, Monte Sião, Pedreira, Piracicaba, Pinhalzinho, São Carlos, São João da Boa Vista, São Paulo, Santa Bárbara d’Oeste, Santo Antonio de Posse, Serra Negra, Socorro, Sorocaba e Vinhedo. 

Em 1997 e 1998, organizamos as Mostras Arteatrando, que reuniram espetáculos de cidades da região em caráter competitivo, incentivando assim o intercâmbio cultural e fomentando a diversidade cênica. E, em 2006, promovemos, em parceria com a Fundação São Pedro, a Mostra Arteatrando 10 Anos, com os dez espetáculos mais representativos da Cia. 

Dos estudos desenvolvidos pela Cia. Arteatrando nasceu o núcleo de pesquisa cênica Theatro da Morte, que a desde 2001 já produziu quatro espetáculos, entre eles o premiado “A Jaula”. 

Outra abordagem importantíssima é o Projeto A Escola vai ao Teatro -Escola, também iniciado em 2001, com encenação de textos consagrados da literatura, dirigido aos vestibulandos e estudantes em geral. No repertório, adaptações de: “Dom Casmurro” de Machado de Assis, “Libertinagem” de Manuel Bandeira, os nove contos “Sagarana” de João Guimarães Rosa, “O Auto da Barca do Inferno”de Gil Vicente e "O Cortiço" de Aluísio Azevedo. 

Nossos espetáculos participaram de importantes competições, tendo recebido mais de cinqüenta prêmios nos seguintes Festivais: Mapa Cultural Paulista 1997, 1999, 2000, 2002 e 2009; Festival Nacional de Teatro de Mogi Mirim 2001 e 2005; Prêmio Manuel Lira de Teatro – Santa Bárbara d’Oeste 2002; IX Festival de Teatro de Sorocaba 2004; Festival FECAMTA (Federação Campineira de Teatro Amador) 1999 e 2004; Festival FECAMTA de Peça Curtas 2000; Festival da Universidade São Francisco – Bragança Paulista 1997; Festival Nacional de Monólogos de Avaré 2000; Mostra de Artes Cênicas de Jacareí 2003. e FESESTE (Festival Estadual de Teatro de Avaré 2006/2007).

A Casa do Teatro fica no endereço: Rua Barão de Campinas, 619. Mais informações casadoteatro@ig.com.br, (19) 3817 1058 ou no blog da Casa (clique aqui). Nossas portas e janelas estão escancaradas para VOCÊ!

Arthur Azevedo em dose dupla



Além de ser um dos autores escolhidos para o trabalho do projeto através da obra "O Mambembe", escrito em parceria com José Piza, Arthur Azevedo também está entre os textos para a seleção dos alunos. Nesta etapa, a obra é "Uma consulta".

Você pode ter acesso ao texto clicando aqui. Bons estudos e preparação!

Vestido de Noiva



Um dos textos que serão usados nas seleções do alunos do projeto é o famoso "Vestido de Noiva", de Nelson Rodrigues.

Clique aqui e faço o download do trecho que será usado. Assim, poderá já ir estudando para se apresentar e conquistar uma vaga no curso!

Os escolhidos


Um dos objetivos do projeto “Brasil Encena” é a valorização da dramaturgia brasileira. Com isso, a escolha das obras teve como princípio os autores nacionais. Durante os três anos de projetos, os alunos encenarão três obras, uma a cada ano. A primeira é “O Mambembe”, de Arthur Azevedo e José Piza. As outras duas obras serão: “O Rei da Vela”, de Oswald de Andrade, e “Homens de Papel”, de Plínio Marcos.

E que tal conhecer cada um desses autores? Numa série de posts, falaremos de cada um deles, começando com Arthur Azevedo.


AGUARDEM!

ilustração: Montagem de "O Mambembe" no Teatro Municipal do Rio de Janeiro em 1959

Evento marca o início dos Pontos de Cultura


Uma grande festa foi preparada para a apresentação e início dos trabalhos dos cinco pontos de cultura da cidade de Amparo, no último dia 29 de abril. Com a presença do prefeito municipal, Paulo Miotta, da vice-prefeita, Anna Luzia de Castro, e a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Ana Maria Pereira dos Santos Camargo, os responsáveis pelos projetos contemplados explicaram através de vídeos e apresentações como será feito o trabalho dessas entidades.

Foram nove proponentes que concorreram a cinco pontos. Uma análise feita por uma comissão formada por Gil Coutinho, representante do Conselho Municipal de Cultura, Ana Maria P. S. de Camargo, da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, e uma representante do Ministério da Cultura, Natália Silva analisaram cada projeto. Segunda Ana Maria, a qualidade dos projetos impressionou até mesmo a representante do Ministério. Para a secretária, a qualidade dos proponentes foi importante. “Quando recebemos esta missão, já tínhamos na cidade um ponto de cultura, a Fundação São Pedro, mas ficamos apreensivos. Porém, as pessoas que apresentaram os projetos já sabiam o que estavam fazendo, tinham grande conhecimento naquilo e não estavam inventando nada, o que nos deixou mais tranqüilos”, disse a secretária.

Os projetos contemplados foram: “Centro de Pesquisa de Teatro de Bonecos”, desenvolvido pela entidade cultural “Inventor de Sonhos” da cidade de Campinas/SP e que se instalará em Amparo, “Cultura Itinerante”, da Associação das Damas de Caridade, “Integração com Dança”, do Centro de Dança Adriana Spinelli, “Brasil Encena”, da Cia. De Teatro Arteatrando, e “O Ser Humano, esse Gigante”, da Associação Guarda Mirim de Amparo.

Para o prefeito, Paulo Miotta, o investimento de R$ 900 mil nestes projetos é um orgulho para a cidade e lembrou a importância da cultura como transformador social. “Tenho certeza que esta produção cultural dará um resultado muito grande e os ganhos serão enormes porque todos os projetos têm como público jovens em vulnerabilidade social”.

Este fator também foi lembrado pelo vereador Prof. Herculano da Silva. “Fico feliz que estes projetos têm a força do povo, são feitos pelas pessoas e não para as pessoas”, disse. 

Confira algumas fotos da nossa apresentação no evento!







um passarinho me contou



Estamos no Twitter! Siga a Rede dos Pontos de Cultura e saiba de tudo o que acontece de mais interessante nos projetos! Somos o @PontosCult.

De onde vem nossa arte do logo

A junção das máscaras que simbolizam três gêneros teatrais (comédia, drama e tragédia) - e que também fazem parte da logomarca da Cia, de Teatro Arteatrando - com as cores do país formam o logo do nosso projeto do Ponto de Cultura. A idéia é da relações públicas e designer Deborah Zocchio, a responsável pela identidade visual da Casa do Teatro, sede da cia. de teatro.

Este símbolo representará o nosso projeto durante os três anos de execução. Será comum em todos nossos eventos, atividades e materiais de divulgação.

O que acharam? 

Inscrições já estão abertas!



Atores da Cia. Arteatrando encenam trecho adaptado de "Mambembe"


Os interessados em participar do projeto “Brasil Encena”, que é um dos Pontos de Cultura da cidade de Amparo, podem fazer as inscrições a partir deste sábado, dia 07 de maio, até dia 21. O projeto é desenvolvido pela Cia. De Teatro Arteatrando, que tem como sede a Casa do Teatro. O público são jovens de 13 a 18 anos, completados na data de inscrição, que estudem na rede pública de ensino e, prioritariamente, aqueles que pertencem às famílias de baixa renda. As aulas acontecerão na sede da Cia. todas as terças e quintas-feiras, das 15h às 18h, e proporcionarão aos alunos aulas teóricas e práticas (vivências), pesquisa e criação com a finalidade de desenvolver habilidades como: corporeidade, vocalização, noções de história da arte, leitura e produção textual qualificando multiplicadores que promovam a formação cultural, social e estética mais apurada da população local. Na conclusão do projeto, serão recriadas e recontadas às obras de três autores clássicos do teatro brasileiro: “Mambembe”, de Arthur Azevedo e José Piza, “O Rei da Vela”, de Oswald de Andrade, e “Homens de Papel”, de Plínio Marcos.

A inscrição será feita na Casa do Teatro, na Rua Barão de Campinas, 619, Centro, e a documentação necessária é: cópia simples de um documento com foto do candidato e de um responsável, uma cópia do comprovante de residência e um atestado de matrícula da escola na qual o jovem estuda. Uma ficha e um questionário socioeconômico devem ser preenchidos no ato da inscrição. Para fazer o download da ficha de inscrição, clique aqui.

O jovem interessado poderá escolher um texto para a fase de seleção, que ocorrerá de 24 a 26 deste mês. Entre as opções estão obras de importantes dramaturgos brasileiros: “O auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna, “Vestido de Noiva”, de Nelson Rodrigues, “Pluft – o fantasminha”, de Maria Clara Machado, “Soltando o verbo”, de Zecarlos de Andrade, “O pagador de promessas”, de Dias Gomes, “Uma consulta”, de Arthur Azevedo, e “Aurora da minha vida”, de Naum Alves de Souza. Todos os interessados que passarem pela seleção farão uma aula-teste no dia 28 de maio, sábado, às 14h.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas através do Blog www.casadoteatro.spaceblog.com.br, ou pelos telefones (19) 3817-1058 e (19) 9239-2182 com Mateus.