O que rola na nossa Casa

A Casa do Teatro é a sede da Cia. de Teatro Arteatrando e é o local dos encontros do projeto "Brasil EnCena". Agora, também neste espaço, iremos divulgar o que de mais interessante acontece por lá. E são tantas coisas... 

Para começar, neste sábado, dia 03 de setembro, tem sarau.

arte de Deborah Zocchio

Para sempre saber o que está acontecendo na Casa do Teatro, visite o blog http://casadoteatro.spaceblog.com.br/

Cultura: educação e vivência



As palavras “professor” e “aluno” não entram no cotidiano do projeto “Brasil EnCena”, Ponto de Cultura da Cia. de Teatro Arteatrando. Alunos são atores desejantes, professores, provocadores. “Eu participo na verdade, não me vejo como um professor e eles como alunos. O tempo todo é uma troca. Eu aprendo com as experiências deles e eles com a minha”, conta Handré Campos, um dos provocadores do projeto. A relação entre os envolvidos no projeto se torna uma nova forma de colaboração mútua. 

Essa postura vem de acordo com o próprio projeto da Cia. Arteatrando. O “Brasil EnCena” não é apenas teatro, mas também vivência. Jovens de 13 a 18 e participantes especiais de diversas faixas etárias têm aulas teóricas e práticas, pesquisa e criação com a finalidade de desenvolver habilidades como: corporeidade, vocalização, noções de história da arte, leitura e produção textual qualificando multiplicadores que promovam a formação cultural, social e estética mais apurada da população local. 

Plínio Marcos - escritor, ator, diretor e jornalista -, disse que “teatro só faz sentido quando é uma tribuna livre onde se podem discutir até as últimas conseqüências os problemas do homem." Plínio é autor da obra "Homens de Papel", um dos textos que o projeto "Brasil Encena" irá trabalhar. 

A pessoa quando se deixa envolver com o teatro se torna mais crítica com a sociedade e descobre a sua identidade, seu íntimo. As aulas do projeto são manifestações desse autoconhecimento, dos atores desejantes e dos provocadores. “Eu nunca vejo o aluno como um aprendiz de ator, mas como um ser humano. As suas dificuldades, seus medos, suas descobertas. São pessoas que tinham que estar neste projeto e que, de algum modo elas, foram trazidas. Tinham coisas para fazer e falar, mas não sabiam como. No projeto, elas encontram este momento, com um figurino, um palco e uma luz. Estão em um local onde conseguiram se encontrar”, completa Handré Campos.

Nossa Coluna - 19.08.2011

A coluna da nossa Rede de Pontos de Cultura já está disponível no site da prefeitura. Clique na imagem abaixo e confira!



"O sonho do teatro não é se eternizar, mas falar com clareza, emoção, beleza, poesia e compreensão para o cidadão do seu tempo." Amir Haddad


Amir Haddad (Guaxupé MG 1937). Diretor e ator. Dirige grupos alternativos na década de 1970 fundamentando uma linha de trabalho significativamente pesquisada por essa geração: disposição não convencional da cena; desconstrução da dramaturgia; utilização aberta dos espaços cênicos; e interação entre atores e espectadores. Essa linha de pesquisa se sedimentará no seu trabalho como diretor a partir da fundação do "Tá na Rua", em 1980, grupo que encabeça até hoje.

fique por dentro

Veja algumas fotos das nossas aulas!
















Confira nossa coluna no Jornal Oficial

Já está disponível para fazer o download do Jornal Oficial de Amparo com a nossa segunda coluna. O assunto: a prestação de contas dos Pontos de Cultura. Clique na imagem abaixo e confira!



A visita de Célio Turino à Casa do Teatro

O dia 28 de julho foi especial para todos nós. O historiador e gestor cultural Célio Turino, idealizador dos Pontos de Cultura, esteve em Amparo para ministrar a oficina "Uma gestão cultural transformadora" e conheceu pessoalmente nosso espaço, a Casa do Teatro. Ele ficou impressionado com nossa infraestrutura e a quantidade de peças do nosso figurino. Veja fotos desse dia que ficou marcado em todos nós.



OS PROVOCADORES | Handré Campos


Quando, aos 18 anos, entrou para o mundo das artes cênicas, Handré Campos talvez não tivesse em mente que seria uma viagem sem volta e que mais de dez anos depois estaria inteiramente envolvido com a arte de interpretar e provocar diversas sensações – boas ou ruins – na platéia. “Eu não sei quando aconteceu. Não conseguiria dar conta de mim mesmo fazendo outra coisa”. Hoje, com mais de dez anos de dedicação ao teatro, Handré é o presidente da Cia. Arteatrando e um dos provocadores do projeto Brasil EnCena, no qual busca despertar nos atores desejantes uma descoberta do íntimo de cada um e como isto pode ser expressado através do corpo.

Confira esta entrevista com o provocador e conheça mais sobre o trabalho do nosso projeto.




"O teatro é o primeiro soro que o homem inventou para se proteger da doença da angústia."

Jean Barrault




Jean-Louis Barrault (8 de setembro de 1910 - 22 de janeiro de 1994) foi um ator francês que formou uma das companhias teatrais mais famosas da França e percorreu todo o mundo com grandes clássicos, inclusive no Brasil.

"Brasil EnCena" encerra Festival de Inverno

No último sábado, dia 30 de julho, último dia do XI Festival de Inverno de Amparo, o nosso projeto voltou para a praça Pádua Salles. Desta vez, uma brincadeira de improvisação com a provocadora Patty Aranha animou os jovens. 

Veja algumas fotos!






Agora no Jornal Oficial ...


A partir desta sexta-feira, dia 05 de agosto, teremos uma coluna semanal no Jornal Oficial de Amparo, veículo de comunicação da Prefeitura Municipal. Será mais uma forma de divulgação do nosso projeto e atividades, assim como de toda a Rede. Dessa forma, a população que não tem acesso aos nossos blogs também poderão acompanhar nosso Ponto de Cultura. A coluna é uma parceria entre as assessorias de comunicação dos Pontos e da prefeitura.

Agora, toda sexta-feira, nossa Rede e o "Brasil EnCena" estarão também na banca mais próxima de você!