Convite


A volta do "Teatro de Sombras de Ofélia"



Uma linda história que tem o próprio teatro como tema será contada pelos alunos do projeto “Brasil EnCena”. O espetáculo “O Teatro de Sombras de Ofélia” abre as atividades da Casa do Teatro, sede da companhia, no mês de outubro. A apresentação acontecerá neste domingo, dia 2, às 17h, na “Matinê de Teatro Infantil”. A adaptação da história escrita por Michael Ende – famoso mundialmente pelo roteiro do filme “História Sem Fim” – faz parte da programação da 3º Semana do Idoso, promovida pelo Conselho Municipal do Idoso, que acontece de 1º a 8 de outubro. 

Será a terceira apresentação do espetáculo pelos alunos do projeto de teatro. As duas primeiras aconteceram durante a programação do 11º Festival de Inverno. O sucesso foi tamanho nas duas sessões lotadas que surgiu o convite do Conselho para que a peça teatral integrasse as atividades da Semana. Em julho, os alunos tinham completado dois meses de curso e já puderam exercitar o oficio do ator, entender o processo criativo em um processo prático, o que despertou o sentimento de paixão entre os participantes. 

“Prestes a iniciar os ensaios da montagem de “O Mambembe” de Arthur Azevedo e José Piza, os atores podem mergulhar em outra história que tem o próprio teatro como tema, pois o espetáculo não pode parar. O texto é muito tocante porque facilita o diálogo com a criança sobre a morte e a velhice, Ende escreveu de uma forma simbólica e poética sobre esses temas. O que nós faz ter uma reflexão sobre a vida”, comenta Alexandre Cruz, diretor do espetáculo. 

Na trama, Ende narra de forma poética um conto de fadas contemporâneo onde a protagonista Ofélia, que tem esse nome porque seus pais queriam que ela fosse uma grande atriz de teatro, por ter uma voz fraquinha acaba se tornando ponto, uma antiga profissão no teatro na qual a pessoa acompanhava a peça numa pequena caixa, que se localizava na boca de cena. Nos momentos de esquecimento dos atores, ela soprava o texto fazendo com que a história fosse contada sem tropeços. Acontece que o teatro da cidade vai ser demolido e despedida do teatro começa a aceitar as sombras sem dono e cria o teatro de sombra de Ofélia.

A Casa do Teatro fica na Rua Barão de Campinas, 619, Centro, Amparo/SP. A entrada é franca e os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência.

Nosso projeto é o assunto da vez

Confiram a coluna da edição do dia 23 de setembro do Jornal Oficial. O trabalho desenvolvido pela provocadora Arminda Riolo é o assunto.

Clique na imagem e faço o download da edição


Descubra a ti mesmo
“O ator deve trabalhar a vida inteira, cultivar seu espírito, treinar sistematicamente os seus dons, desenvolver seu caráter; jamais deverá desesperar e nunca renunciar a este objetivo primordial: amar sua arte com todas as formas e amá-la sem egoísmo.” O conselho é do russo Stanislavski, um dos mestres do teatro. Seus estudos mostram a importância do ator se descobrir internamente, seu íntimo, para depois poder dizer algo através da arte teatral. O teatro nasce assim, quando o ser humano descobre que pode observar-se a si mesmo, ver-se em ação. 

Arminda Riolo – uma das provocadoras do “Brasil EnCena”, da Cia. Arteatrando – trabalha com os atores desejantes do projeto essa descoberta que é base do teatro: o princípio do Eu, a pesquisa do tempo, do espaço, do próprio corpo, do quem sou e onde estou. “Durante os dois primeiros meses, trabalhamos jogos teatrais. Eles têm a função de estimular o elenco a estar presente, atento e observando. Esses jogos possibilitam que a percepção e a atenção estejam abertas”, diz. 

Para a provocadora, a importância desse autoconhecimento proporcionado pelos jogos teatrais vem de encontro com a própria tarefa de interpretar. “Sempre falo aos nossos atores desejantes que a gente nunca constrói um personagem. Na realidade, nós é que nos desconstruímos. Tudo que iremos colocar em um personagem, como as características que daremos a ele, vem do nosso interior, da gente mesmo”, explica. 

Os jogos teatrais foram sistematizados por Viola Spolin, uma autora e diretora americana de teatro, ainda nas primeiras décadas do século XX. O seu objetivo era liberar crianças e atores amadores de um comportamento mecânico no palco, assim a arte não seria apenas encarada com a técnica, mas com a leveza da criatividade. A técnica deve ser uma “serva humilde” da arte e nunca sufocá-la. O princípio do jogo teatral é a comunicação que emerge a partir da criatividade e espontaneidade das interações entre sujeitos mediados pela linguagem teatral. 

Atentos e observadores de si próprios, os alunos estão prontos para qualquer atividade, como a que começa agora: a montagem do espetáculo “O Mambembe”, de José Piza e Arthur Azevedo.

O que rola na nossa Casa



Última apresentação de “O Mundo De Andersen”

A atriz Patty Aranha
O espetáculo infantil “O Mundo de Andersen” faz sua última apresentação na Casa do Teatro neste domingo, dia 25, às 17 horas. O infantil é uma adaptação sobre a vida do mestre dinamarquês Hans Christian Andersen com três de suas histórias mais conhecidas: “Polegarzinha”, “O Soldadinho de Chumbo e a Bailarina” e “A Pequena Vendedora de Fósforos”. Os ingressos custam R$ 14 (adultos) e R$ 7 (crianças e melhor idade). 

O núcleo tem em seu coletivo criativo os atores Everton Red, Matheus dos Santos, Patty Aranha e a atriz mirim Júlia Cunha. Além do fotógrafo Marcelo Palmeira, da design gráfica Deborah Zocchio, painéis cenográficos criados pelo artista plástico Carlos Martins, dramaturgia de Alexandre Cruz e Patty Aranha, Técnica de Priscila Riolo e direção de Arminda Riolo.

“Ficar em cartaz com o espetáculo durante os dois meses foi uma experiência muito gratificante. O amparense reclama que não há atividades culturais na cidade, mas quando tem, não prestigia. É claro que esperamos mais público, mas percebemos o quanto a maioria dos pais não se preocupa em transmitir aos filhos a importância da cultura”, diz Alexandre Cruz, diretor da Casa. 

A diretora Arminda Riolo e o produtor Alexandre Cruz estão agendando para a Semana da Criança apresentações do espetáculo. As escolas interessadas podem ter mais informações através do telefone (19) 9222-6819 ou casadoteatro.spaceblog.com.br



“Nós em Cena” promove arte e reflexão

Alunos da Escola Estadual Luiz Leite
A Casa do Teatro abre suas cortinas para dois temas importantes: gravidez indesejada e drogas. As apresentações acontecem nesta sexta, dia 23, e sábado, dia 24, sempre às 20h, e fazem parte do projeto “Nós em Cena”, desenvolvido pela Cia. de Teatro Arteatrando e a E. E. Luiz Leite. 

No final de 2010, a direção da escola estadual procurou a Cia. Arteatrando, que resiste culturalmente há quinze anos na cidade de Amparo, para desenvolver o projeto de um espetáculo com os temas, já que são frequentes para comunidade na qual a escola está inserida. 

Conversando com as Coordenadoras Pedagógicas, a companhia viu a possibilidade dos próprios alunos serem os porta-vozes da encenação e, partindo de suas experiências pessoais, de relatos de pessoas próximas, suas ideias foram compartilhadas em um processo criativo coletivo que culminou num espetáculo onde os alunos são os protagonistas. Quatro profissionais da Cia.Arteatrando ministraram aulas para os jovens, sendo eles Alexandre Cruz, Arminda Riolo, Handré Campos e Patty Aranha. 

“Proposta aceita, reunimos todos os alunos da escola em um bate papo propondo a ideia. A repercussão foi um sucesso com 142 inscritos”, alegra-se Alexandre Cruz, diretor da Cia. de teatro. Desses, participam da apresentação: Wellison Gomes, Murielen Alexandre Babler, Vitória Poliana Guimarães Rosa, Daniele Cristina Ferreira, Evelyn da Silva, Érico Junior, Jefferson William, Bárbara Barbosa, Beatriz da Câmara, Clara Heloísa, Francielle da Motta, Késia Menezes, Letícia Miqueline, Rafael dos Santos , Yasmin Reis, Luana Barbosa dos Santos, Wellington Alves, Eraldo Luís Giglioli Procópio, Wilton dos Santos Alves Cardoso, David Nunes Borges de Souza, Leonardo Felipe da Silva de Almeida, Vítor Gozzer, Tuca Aló, Alexandre Ferreira, Suh Alexandre , Ana Carolina Cunha, Edislene Santana, Fernando Ferro, Jully Wanny Rodrigues, Kaíque Dorta, Tainara Oliveira, Marcel Assis, Alexandre Marchi, Paulinho Mozer, Fernanda Canina, Robson Volpato e Fran Marciano. 

No espetáculo desta sexta e sábado, os seis núcleos coordenados por esses diretores apresentarão esquetes (cenas curtas na linguagem teatral) criadas pelos alunos, que vão compor o espetáculo com variantes sobre os temas abordados. As cenas apresentadas serão “Os Três Mal- Amados”, um poema de João Cabral de Melo Neto, “Coletivo das Mãos”, adaptação do monólogo de Oduvaldo Viana Filho, além de “Desencontros”, “Escolhas”, “Liberdade” e “Um dia desses”, todos estes criações coletivas dos jovens. 

A entrada é franca, põem pede-se para que os interessados cheguem com meia hora de antecedência porque o número de ingressos é limitado. Para a apresentação desta sexta, a plateia ainda poderá se desfrutar da cantora Eliete e do música Fernando Damião, que interpretarão a canção”O que é? O que é?”, de Gonzaguinha. Outras informações podem ser obtidas na Casa do Teatro pelo fone (19) 9189-4480, com Alexandre, ou através do blog www.casadoteatro.spaceblog.com.br. A Casa do Teatro fica na Rua Barão de Campinas, 619, Centro, Amparo/SP.

Aguardem ...



A coluna da nossa Rede de Pontos de Cultura no Jornal Oficial, órgão de divulgação da prefeitura de Amparo, desta semana fala sobre nosso projeto. Os jogos teatrais feitos com nossos atores desejantes nos dois primeiros meses do nosso "Brasil Encena" é o assunto da semana. Aguardem, sexta-feira, dia 23 de setembro, nas bancas e aqui no nosso blog o texto.

OS PROVOCADORES | Arminda Riolo

Conheça mais essa "provocadora" do nosso projeto, a atriz Arminda Riolo. Ela acredita na importância da atenção e do autoconhecimento para atuar. "A gente não constrói um personagem; é a gente que se desconstrói", diz.


Uma verdadeira Rede Cultural




Muitas das decisões de cada um dos projetos não partem isoladamente de cada Ponto de Cultura, mas de toda a Rede. Para manter esse espírito colaborativo, reuniões são freqüentes. A importância de compartilhar as vivências entre os cinco Pontos que compõe a nossa Rede é fundamental para que o trabalho de todos caminhe. Um dos objetivos do próprio programa Pontos de Cultura é esse: a criação de uma relação fraterna entre os projetos de cultura e a ajuda mútua que cada um pode oferecer. 

Um exemplo prático disso é o espetáculo “O Mambembe”, que será executado pelo Ponto “Brasil EnCena”, da Cia. de Teatro Arteatrando. Algumas das músicas da peça serão tocadas pelos alunos do projeto de orquestra e coral da Associação Guarda Mirim de Amparo, “O Ser Humano, esse Gigante”, em contra partida, estes alunos terão algumas aulas de expressão corporal com os professores de teatro. 

Os “atores desejantes” – como são chamados os integrantes do projeto da Cia. Arteatrando -, participarão, também, de aulas de dança com a professora e bailarina Adriana Spinelli, do projeto “Integração com Dança”; e já há uma conversa com os responsáveis pelo “Ponto de Cultura Itinerante”, projeto de cinema da Associação das Damas de Caridade, para que o espetáculo teatral seja filmado. Ou seja, os Pontos trabalham em conjunto, cada um suprindo a necessidade do outro. 

Até mesmo a liberação da verba trimestral é condicionada à aprovação da prestação de contas de todos os Pontos. Um Ponto de Cultura depende do outro. O fracasso de um representa o fracasso geral. Por isso a importância dessa relação entre os cinco projetos da nossa cidade. 

Essa postura próxima foi elogiada pelo gestor cultural Célio Turino, idealizar dos Pontos de Cultura, quando esteve em Amparo durante o mês de julho. “O bom é que esses quatro Pontos que visitei são perto um do outro. É importante que se aproximem cada vez mais e eu percebi que eles fazem isto. Eu senti essa energia e pulsação”, disse na oportunidade. 

As reuniões da nossa Rede são produtivas, animadas e demonstram a alegria que os integrantes de cada um dos Pontos têm na realização deste trabalho. Levamos a sério a famosa frase de autoria do escritor Alexandre Dumas para seus três mosqueteiros: “Um por todos e todos por um”.

** Texto da coluna da Rede no Jornal Oficial do dia 06.09.2011

O que rola na nossa Casa

Arte de Deborah Zocchio

O espetáculo “O Mundo de Andersen”, uma adaptação sobre a vida do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen e de três de suas histórias mais conhecidas: “Polegarzinha”, “O Soldadinho de Chumbo e a Bailarina” e “A Pequena Vendedora de Fósforos”,  fica em cartaz todos os domingos de setembro, sempre às 17h, na Casa do Teatro, em Amparo. A apresentação faz parte do projeto “Matinê: Teatro Infantil”. 

O elenco é formado por Everton Red, Matheus dos Santos, Patty Aranha e a atriz mirim Júlia Cunha. O espetáculo tem ainda em seu coletivo criativo o fotógrafo Marcelo Palmeira, da design gráfica Deborah Zocchio e do dramaturgo Alexandre Cruz. 

Para a diretora Arminda Riolo, o espetáculo “O Mundo de Andersen” é uma brincadeira de criança que recria as histórias de Andersen com um jogo lúdico e criativo que ressalta a imaginação das crianças de todas as idades. Essa dinâmica foi conquistada com os muitos meses de processo criativo. “Quanto mais ensaiamos mais sentimos a necessidade de brincar com a fantasia. A cenografia é um quarto de criança, onde a invenção de caixas pintadas pelo artista Carlos Martins, ganham forma e signos diferentes”, explica. 

Os ingressos custam R$ 14 (adultos) e R$ 7 (crianças e melhor idade). Para mais informações, entre em contato através do telefone (19) 9222-6819 ou casadoteatro.spaceblog.com.br

Nossa coluna

Já conferiu a coluna da nossa Rede desta semana no Jornal Oficial? Então clique na figura abaixo e conheça um pouco mais sobre o projeto "Ponto de Cultura Itinerante", desenvolvido pela Associação das Damas de Caridade, o assunto da vez.