O que rola na nossa Casa

Casa do Teatro apresenta “A BRUXINHA QUE ERA BOA” 

Alunos da oficina "Brincarte" se apresentarão na Casa do Teatro

Depois do grande sucesso de público com a abertura da programação 2012 da Casa do Teatro, reduto do nosso Ponto de Cultura, nos dias 24 e 31 de março às 17h será apresentado o exercício cênico “A Bruxinha que era boa” com os alunos da oficina “Brincarte”. 

O espetáculo escrito por Maria Clara Machado em duração de 40 minutos e é recomendável para crianças de todas as idades. A entrada franca. A direção é de Patty Aranha e conta com a participação dos atores mirins: Ana Clara, Ana Luísa, Gabriel, Lívia, Rafaela e Victória, e as atrizes desejantes Gabriela e Sabrina. 

A Oficina Brincarte está em sua terceira edição e acontece todas as quintas-feiras das 19h às 20h30 na Casa do Teatro – Rua Barão de Campinas, 619, Centro – e tem coordenação de Patty Aranha, musicista (voz e violão) e bacharel em Artes Cênicas pela faculdade de Artes do Paraná. Para a diretora, “o teatro permite que a criança elabore novos conteúdos, aprenda a falar com maior desenvoltura, desenvolva sua autoconfiança, concentração, senso de humor e motricidade, coisas tão importantes e fundamentais como a prática do esporte. Durante o curso, os alunos tiveram contato com jogos de improvisação, dramatização de histórias, musicalização infantil, exercícios corporais e vocais, criação de cenas e personagens e muitas brincadeiras”. 

Para mais informações acesse o blog da Casa do Teatro (clique aqui)  ou mande um e-mail para casadoteatro@ig.com.br.

Relatório de Comunicação | 1ª edição



Desde abril, quando a Rede dos Pontos de Cultura de Amparo foi criada, os cinco projetos contam com um trabalho de comunicação que tem por objetivo promover a imagem institucional da rede através de atividades como releases, mailling list, clipping, veiculação institucional, contato com a imprensa no âmbito municipal, regional e nacional, criação de veículos de comunicação onlines e impressos e apoio de comunicação integrada (publicidade e propaganda, relações públicas e jornalismo).

O  Relatório das atividades de comunicação realizadas durante o período de abril a outubro de 2011 está disponível para consulta a todos os envolvidos pelos projetos desde dezembro de 2011 e, agora, para todos os interessados. A edição atualizada para o aniversário de um ano da rede já está sendo idealizado.

Para acessar o relatório, clique aqui

Espalhe nossa Rede de Cultura

Você também acredita no poder transformador da Cultura? Estão ajude a divulgar nossa Rede de Pontos de Cultura!



O que rola na nossa Casa


“O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”



A Casa do Teatro, reduto do Ponto de Cultura Brasil EnCena, abre sua programação 2012 com convidado especial. É o premiado Grupo 59 de Teatro, que se apresenta nos dias 17 e 18 de março com uma homenagem ao centenário de nascimento de Jorge Amado, um dos mais importantes escritores brasileiros. 

O espetáculo “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá” conta a história de um gato mal humorado que não gosta de conversar com ninguém. Vive sozinho pelos cantos e todos os animais do parque tremem de medo dele, pois acham que ele é mau. Até que numa manhã de primavera, uma linda e amigável andorinha, cheia de curiosidade, resolve conversar com ele e vê que ele não é tão mau como dizem. E dessa simples conversa surge uma história de amor.

A história do amor impossível entre o Gato Malhado e a Andorinha Sinhá é narrada por um coro de atores que resgata a tradição dos contadores de histórias. Como únicos elementos cênicos, eles assumem personagens e narração, num jogo teatral lúdico e musical, cômico e lírico.

A montagem, dirigida por Cristiane Paoli Quito, é uma homenagem ao centenário de nascimento de Jorge Amado, um dos mais importantes escritores brasileiros. Jorge Amado nasceu na Bahia, em 1912, e teve obras como “Gabriela, Cravo e Canela”, “Capitães da Areia” e “Tieta do Agreste”, traduzidas para dezenas de países e adaptadas para o cinema, o teatro e a televisão.

Este espetáculo foi vencedor do Prêmio Nascente 2010, da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade de São Paulo (USP). Recebeu três indicações ao Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro 2011, nas categorias Direção, Elenco e Grupo Revelação, sendo premiado na última. Participou do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto – FIT 2011, do V Festival Internacional Paidéia de Teatro para Infância e Juventude, em São Paulo, e do Festival Nacional de Teatro de Piracicaba 2011, entre outros.

O Grupo 59 de Teatro é o encontro artístico de 15 atores formados pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (EAD/ECA/USP). Atualmente trabalha na manutenção de seu repertório de três espetáculos, que mesclam elementos da criação coletiva, da musicalidade na cena, e da investigação do processo criativo do ator. Recebeu o Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro 2011 na categoria Grupo Revelação.

Anote aí!

“O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”
Com o Grupo 59 de Teatro
Direção de Cristiane Paoli Quito
Duração: 60 minutos
Classificação etária: Livre (recomendado para maiores de 6 anos)

Dias 17 e 18 de Março
Horários: Sábado, 20:00h, Domingo, 19:00h.
Local: Casa do Teatro – Rua Barão de Campinas, 619, Centro, Amparo-SP.
Entrada franca – Retirada de ingressos 1 hora antes da apresentação.