Pontos de Cultura promovem espetáculo gratuito


 “O Mambembe” comemora um ano das atividades dos Pontos


Os projetos “Brasil EnCena”, da Cia Arteatrando, “Integração com Dança”, do Centro de Dança Adriana Spinelli, e “O ser humano esse gigante”, da Associação Guarda Mirim de Amparo, promoverão de 4 a 13 de maio o espetáculo “O Mambembe”, de Artur Azevedo e José Piza. As nove apresentações comemoram um ano de atividades dos Pontos e acontecem na Casa do Teatro, na Rua Barão de Campinas, 619, Centro, e têm entrada gratuita. O número de vagas por apresentação é de 150 lugares e o ingresso precisa ser retirado com a antecedência de meia hora do início do espetáculo. 

A mistura de teatro, dança, cinema e música ajudará a contar as aventuras de uma trupe de artistas que percorre o interior promovendo espetáculos e enfrentando diversas dificuldades. O espetáculo “O Mambembe” traz a luta cultural. Considerada uma das comédias mais importantes do teatro nacional, já foi representada em grandes palcos nacionais e com artistas como Fernanda Montenegro. A peça, escrita em 1904, foi uma importante iniciativa de Arthur Azevedo e sua campanha para que o Rio de Janeiro – capital federal na época - tivesse a construção de seu Teatro Municipal, o que ocorreria somente quatro anos depois. 

“As apresentações são a forma de voltar para a população o investimento que foi feito nos nossos trabalhos, visto que foi dinheiro público. É nossa obrigação dar esse retorno proporcionando cultura para a cidade. Além, de mostrar a importância de um teatro municipal para a cidade. Artur Azevedo lutou por isso em 1904 e nós hoje estamos na mesma empreitada”, conta o diretor artístico do “Brasil EnCena”, Alexandre Cruz. 

Desde abril do ano passado, os alunos dos Pontos de Cultura têm aulas gratuitas através de um convênio firmado entre a prefeitura e o governo federal pelo Programa Cultura Viva, criado pelo gestor cultural Célio Turino enquanto esteve à frente da Secretaria de Diversidade Cultural do Ministério da Cultura. “Integração com Dança” trabalha com crianças e adolescentes de sete a quatorze anos proporcionando acesso às diversas modalidades de dança como ballet clássico, contemporâneo, jazz, dança de rua e folclórica. “Brasil Encena” promove aulas teóricas e práticas (vivências), pesquisa e criação com a finalidade de desenvolver habilidades como corporeidade, vocalização, noções de história da arte, leitura e produção textual, e “O Ser Humano, esse Gigante” é um projeto desenvolvido para jovens de 14 a 17 anos, que atende alunos nas atividades de orquestra e coral. Todos os projetos têm como público prioritário estudantes da rede pública de ensino e aqueles que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica. 

Informações sobre o espetáculo podem ser obtidas na Casa do Teatro, pelo telefone (19) 3808-1732.

SERVIÇO
04 de maio, às 20h
06 de maio, às 17h e 20h
08 e 09 de maio, às 10h
10 de maio, às 15h
11, 12 e 13 de maio, às 20h
LOCAL | Casa do Teatro, Rua Barão de Campinas, 619, Centro, Amparo/SP
EVENTO GRATUITO | Retirar ingresso com meia hora de antecedência do início da apresentação

"O Mambembe", de 4 a 13 de maio


clique na imagem para ampliá-la.



Os Pontos de Cultura "Brasil EnCena", "Integração com Dança" e "O ser humano esse gigante" promoverão de 4 a 13 de maio o espetáculo "O Mambembe". Veja o cartaz da apresentação. A entrada é gratuita, porém os ingressos devem ser retirados com meia hora de antecedência, já que temos o limite de 150 vagas por apresentação. VAMOS TODOS!

Jd. Camandocaia recebe apresentação teatral

Adiado por conta do mau tempo, espetáculo acontece neste domingo 


Os moradores do Jardim Camandocaia poderão assistir ao Projeto Mambembando, do Ponto de Cultura Brasil EnCena, neste domingo, dia 29 de abril. A apresentação acontecerá na escola Prof. José Scalvi de Oliveira, localizada na Praça Sebastião Rodrigues de Almeida, nº 89, às 16h. Anteriormente marcada para o último dia 22 de abril, o espetáculo teve a data alterada devido ao mau tempo. 

“Como o lugar que iríamos utilizar era descoberto e o final de semana foi de chuva e frio, decidimos alterar a data e o local para que a população tenha maior comodidade e acolhimento”, explica Alexandre Cruz, diretor artístico do Brasil EnCena. 

Contanto a história de uma trupe de teatro, o Projeto Mambembando leva aos bairros e distritos dois atos do espetáculo “O Mambembe”, de Artur Azevedo e José Piza, que será encenado em sua totalidade de 4 a 13 de maio, na Casa do Teatro, Rua Barão de Campinas, 619, Centro, com entrada gratuita. 


AGENDAMENTO 


As escolas do município, que queiram levar os alunos às apresentações em maio, podem agendar a apresentação entrando em contato com a Casa do Teatro pelo telefone 3808-1732. O número de vagas por apresentação é de 150 espectadores. 

O espetáculo contará com música ao vivo da orquestra e coral do Ponto de Cultura “O Ser humano, esse gigante”, da Associação Guarda Mirim de Amparo, e danças dos alunos do Ponto “Integração com Dança”, desenvolvido por Adriana Spinelli. 

As apresentações deste final de semana contam com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Cultura. Mais informações no blog do Ponto de Cultura, www.brasilencena.blogspot.com. 


SERVIÇO 
29 de abril de 2012 – 16h 
Local: EE. Prof. José Scalvi de Oliveira. 
Praça Sebastião Rodrigues de Almeida, 89 
Evento gratuito

Mambembando no aniversário de Amparo

O Ponto de Cultura Brasil EnCena trouxe um presente de aniversário diferente para a cidade de Amparo no dia 8 de abril de 2012: uma apresentação de teatro do Projeto Mambembando. Confira algumas fotos.

Mambembe? Mas o que é Mambembe?

Nosso grande Chico Buarque explica!


Tirado do DVD "Pra se ter alegria", da cantora Roberta Sá,  da Universal


MAMBEMBE


No palco, na praça, no circo, num banco de jardim
Correndo no escuro, pichado no muro
Você vai saber de mim
Mambembe, cigano
Debaixo da ponte
Cantando
Por baixo da terra
Cantando
Na boca do povo
Cantando
Mendigo, malandro, muleque, mulambo bem ou mal
Cantando
Escravo fugido, um louco varrido
Vou fazer meu festival
Mambembe, cigano
Debaixo da ponte
Cantando
Por baixo da terra
Cantando
Na boca do povo
Cantando
Poeta, palhaço, pirata, corisco, errante judeu
Cantando
Dormindo na estrada, no nada, no nada
E esse mundo é todo meu
Mambembe, cigano
Debaixo da ponte
Cantando
Por baixo da terra
Cantando
Na boca do povo
Cantando

Alunas do "Brasil EnCena" entram no Conservatório de Tatuí


Escola de música e artes cênicas é uma das mais respeitas da América Latina 

Gabriela na apresentação de natal do Ponto "Brasil EnCena", em dezembro de 2011

Duas alunas do Ponto de Cultura Brasil EnCena, da Cia. de Teatro Arteatrando, foram selecionadas para serem estudantes do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí/SP, considerado um dos principais da América Latina e com grande projeção internacional. Agora, Gabriela Brancalhão e Roberta Marcondes frequentam as aulas do curso de Artes Cênicas da instituição criada em 1951 e mantida pelo Governo de São Paulo e Secretaria de Estado da Cultura. 

“Fazer teatro é fácil; todo mundo faz. É pura técnica e ninguém esconde isso de ninguém. Ser teatro já é complicado. Ser e viver teatro é que é difícil. Na Casa do Teatro, mais especificamente no Brasil EnCena, eu aprendi a ser teatro”, conta Gabriela. A aluna entrou para o Ponto de Cultura em setembro de 2011. 

Gabriela entrou para fazer o curso livre de teatro que era realizado todas as quintas-feiras na Casa do Teatro, na oficina “Brincarte”. Ela foi levada por uma amiga, que já fazia o curso, e durante a oficina tomou conhecimento do curso de teatro do Ponto de Cultura, se interessou pelo curso e fez a matrícula, e ainda permaneceu na oficina “Brincarte”. Já Roberta se inscreveu para o curso logo de início do projeto e se mostrou uma aluna dedicada. Esportista e musicista, procurava também iniciar seus estudos nas artes cênicas. 

“Desde o início mostraram-se alunas proativas e interessadas, participando de todas as aulas pontualmente e quando ficaram sabendo do curso do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí, elas que já tinham a vontade de se profissionalizar, aproveitaram a oportunidade e se inscreveram para prestar o curso de “Artes Cênicas”. Quando foram aprovadas, a Gabriela relatou que estava bem grata por tudo o que aprendeu com os professores do Ponto de Cultura e que graças às praticas desenvolvidas durante o curso teve desenvoltura e tranquilidade para participar de todo o processo seletivo”, comemora Patrícia Aranha, uma das provocadoras do Brasil EnCena. “Se não fosse pelos meus provocadores do Brasil Encena, eu não estaria onde eu estou”, completa Gabriela. 

O Ponto de Cultura Brasil EnCena proporciona aulas de teatro para todas as idades. As inscrições para o segundo ano do projeto começam dia 14 de maio. Fiquem atentos!

Clique na imagem para ampliá-la.

Ponto de Cultura se apresenta em Três Pontes e Jd. Camanducaia

“Brasil EnCena” finaliza a saga que levou
arte aos bairros e distritos



O Ponto de Cultura Brasil EnCena, da Cia. Arteatrando, tem no espírito a máxima do compositor e cantor Milton Nascimento, a qual o “artista vai onde o povo está”. Neste final de semana, mais dois lugares da cidade receberão a trupe com o Projeto Mambembando. No dia 21, sábado, às 16h30, o espetáculo acontece em frente ao Salão Paroquial do distrito de Três Pontes, e no domingo, dia 22, também às 16h30, é a vez do Jardim Camanducaia, na praça em frente à Igreja Matriz de São João. As duas apresentações finalizam a saga da trupe pela cidade. 

O Projeto, que já passou pelo bairro do São Dimas, distrito de Arcadas e centro, traz os dois primeiros atos do espetáculo “O Mambembe”, escrito por Artur Azevedo e José Piza em 1904, e narra as aventuras de uma trupe de teatro pelo interior do país. A peça foi uma importante iniciativa de Arthur Azevedo e sua campanha para que o Rio de Janeiro, a capital federal na época, tivesse a construção de seu Teatro Municipal, o que ocorreria somente quatro anos depois. 


“Pretendemos formar público de teatro nos bairros, contribuindo para que quando a nossa cidade tiver um teatro municipal, ele não seja um ‘elefante branco’, sem utilidade e somente a serviços de formaturas e eventos oficiais do governo, como acontece em muitas cidades, até mesmo aqui da nossa região”, explica o diretor artístico, Alexandre Cruz.  

O Ponto de Cultura começou no último dia 8 de abril, aniversário da cidade de Amparo, um abaixoassinado para que a construção de um teatro municipal seja uma das prioridades do novo governo municipal, que inicia no próximo ano. “Iremos entregar essa lista com as assinaturas a todos os pré-candidatos a prefeito para mostrar a importância cultural de um espaço assim para a cidade de Amparo. Como Artur Azevedo e José Piza lutaram para que o Rio de Janeiro tivesse um teatro, estamos fazendo nossa parte”, completa Cruz. 

O espetáculo “O Mambembe” acontecerá de 4 a 13 de maio, na Casa do Teatro, e contará com música ao vivo da orquestra e coral do Ponto de Cultura “O Ser humano, esse gigante”, da Associação Guarda Mirim de Amparo, danças do Ponto “Integração com Dança”, desenvolvido por Adriana Spinelli, e participação do “Ponto de Cultura Itinerante”, da Associação das Damas de Caridade.

As apresentações deste final de semana contam com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Cultura.



SERVIÇO 
21 de abril de 2012 – Três Pontes 
22 de abril de 2012 – Jd. Camandocaia 
Horário: 16h30 - Evento gratuito

Oficina de Vivência Teatral com Grupo 59


O Grupo 59 de Teatro, da cidade de São Paulo, presenteou a cidade de Amparo nos dias 17 e 18 de março com o espetáculo “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, com grande público nas duas apresentações. Quem aproveitou também a passagem do grupo pela cidade foram os alunos do nosso Ponto de Cultura, que no domingo, dia 18, acordaram mais cedo para uma oficina com os atores Nilcéia Vicente e Bruno Cavalcanti. A Oficina de Vivência Teatral faz parte do projeto do grupo aprovado pelo PROAC - Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura.

"Alongar, esticar, respirar, correr, jogar, abrir o olhar e o coração! Assim, com muito respeito e amor, entramos! Viemos compartilhar o nosso “Gato Malhado” e a Oficina de Vivência Teatral com o público de Amparo; deixar um pouquinho de nós neste espaço iluminado que é a Casa do Teatro e nos alimentar da arte que aqui se faz, coletivamente, pois só assim a existência humana tem sentido…", deixou anotado no seu blog oficial o grupo.

O Grupo 59 de Teatro é o encontro artístico de 15 atores formados pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (EAD/ECA/USP). Atualmente trabalha na manutenção de seu repertório de três espetáculos, que mesclam elementos da criação coletiva, da musicalidade na cena, e da investigação do processo criativo do ator. Recebeu o Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro 2011 na categoria Grupo Revelação. 

Confira algumas fotos da oficina.
 















Ponto de Cultura traz teatro para o aniversário da cidade



“Brasil EnCena” se apresenta neste domingo, comemorando com
arte o aniversário de Amparo

O Ponto de Cultura Brasil EnCena, da Cia. Arteatrando, traz um presente de aniversário para Amparo neste final de semana. O Projeto Mambembando levará ao centro da cidade a apresentação de uma parte da peça “O Mambembe”, que estreará em maio. O espetáculo acontece no domingo, dia 8, no coreto da Praça Monsenhor João Baptista de Lisboa, em frente à Igreja Catedral.

“O projeto é um movimento democrático que pretende formar o público de teatro nos bairros, acreditando que daqui a alguns anos, com a construção do teatro municipal, estaremos contribuindo para a cultura de nossa cidade. A apresentação deste final de semana, além de comemorar o aniversário da cidade, é uma lembrança ao Dia do Teatro, ocorrido no dia 27 de março, como um manifesto pela arte teatral”, diz o diretor artístico do Brasil EnCena, Alexandre Cruz.

A adaptação da obra é assinada pela primeira turma de atores-desejantes do Ponto de Cultura, que tem como provocadores Handré Campos, Arminda Riolo, Alexandre Cruz, Patty Aranha e coordenação de Mateus Ângelo.

A peça “O Mambembe”, escrita por Arthur Azevedo e José Piza em 1904, narra as aventuras de uma trupe de teatro da capital federal – na época o Rio de Janeiro - e a sua turnê pelo interior do país. A peça foi uma importante iniciativa de Arthur Azevedo e sua campanha para que o Rio de Janeiro tivesse a construção de seu Teatro Municipal, o que ocorreria somente quatro anos depois.

“Já percorremos o bairro do São Dimas e o distrito de Arcadas no mês passado com a apresentação e foram grandes experiências. Lembro da receptividade e emoção do público. Uma chegou até a falar emocionada que não nunca tinha assistido a uma apresentação teatral e que havia gostado. Creio que ela não era a única ‘estreante’ do público. Vários até se motivaram a fazer parte do nosso Ponto de Cultura. São coisas assim que nos estimulam a continuar o trabalho”, lembra Handré Campos, presidente da Associação Cia. de Teatro Arteatrando.