Estão todos convidados!


Rede dos Pontos de Cultura promove Sarau no Festival





Música, dança, teatro e cinema juntos. Um espetáculo interativo com diversas manifestações culturais é o “Sarau da Rede dos Pontos de Cultura”, com apresentação na terça-feira, dia 24 de julho, às 21h, no Palco do Lago. O evento é promovido pelos cinco projetos da Rede do município de Amparo, “Brasil EnCena”, da Cia. de Teatro Arteatrando, “O ser humano, esse gigante”, da Associação Guarda Mirim de Amparo, “Integração com Dança”, do Centro de Dança Adriana Spinelli, “Ponto de Cultura Itinerante”, da Associação das Damas de Caridade de Amparo, e “Centro de Pesquisa de Teatro de Bonecos”, da Associação Cultural Inventor de Sonhos. 

Como cada Ponto de Cultura exercita uma vivência, pensando em uma apresentação que congregasse todas as expressões surgiu a ideia de realizar um Sarau em praça pública. “A palavra sarau origina-se de SER EU, uma reunião festiva entre amigos. Ouve-se música, assiste-se filme, filosofa, lêem-se trechos de livros, faz-se poesia. A celebração da Vida através da arte e cultura”, define Alexandre Cruz, redator da apresentação. 

O Ponto de Cultura “Integração com Dança” apresentará coreografias que valorizam os ritmos e os compositores brasileiros, com músicas como “Brasileirinho”, “Águas de Março” e “Reza”. “Acreditamos na importância de prestigiar nossos artistas. Essa é uma das propostas do nosso Ponto, apresentar aos alunos o que de melhor temos na nossa cultura”, diz coordenadora e professora Adriana Spinelli. 

Com orquestra e coral, o Ponto de Cultura “O ser humano, esse gigante” traz um repertório eclético e animado com MPB, pop e rock entre outros estilos. A apresentação contará com a participação da cantora e atriz Mira Ribeiro e da violonista Patty Aranha, atriz e provocadora do Ponto de Cultura “Brasil EnCena”. 

O “Centro de Pesquisa de Teatro de Bonecos” apresentará trechos de “Bendito os Benditos” e o Ponto de Cultura Itinerante faz intervenções ao vivo em vídeo e mostra mini documentários sobre as atividades dos Pontos de Cultura que formam a Rede, elucidando ao público as vivências criativas propostas por cada um. 

“Brasil EnCena”, da Cia. Arteatrando, participará com o curta-metragem “Hotel dos Artistas”, produzido especialmente pelo Ponto de Cultura para o espetáculo “O Mambembe”, que finalizou o primeiro ano do projeto. Participam ainda os provocadores Alexandre Cruz, Handré Campos e Arminda Riolo com o ator desejante Paulo Mozer, como mestres de cerimônia. 

“A noite será cheia de arte, compartilhando todas as culturas que os Pontos estão produzindo. Convidamos toda a população para conhecer nossos trabalhos e prestigiar os alunos dos projetos”, completa Alexandre Cruz.

Rede dos Pontos de Cultura participa de capacitação


Encontro na cidade de Americana reuniu projetos da região de Campinas



Cinquenta Pontos de Cultura de trinta cidades da região participaram, nos dias 21 e 22 de junho, da última e 9ª etapa do 5º Encontro de Capacitação promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, Ministério da Cultura e Comissão Paulista dos Pontos de Cultura, que acontece desde abril deste ano. Os cinco projetos da Rede de Amparo/SP estiveram presentes e acompanharam palestras e manifestações culturais, além de conhecer outros Pontos da região, que pertencem à chamada Teia Regional. 

O evento foi sediado pela cidade de Americana e contou com a presença de um representante do Ministério da Cultura, Valério Benfica, da gestora dos Pontos de Cultura da Secretaria Estadual de Cultura, Antonieta Dertkigil, e da Comissão Paulista, Alessandro Azevedo. 

“Os encontros promovidos foram idealizados a partir da vivência dos Pontos, em um processo de baixo para cima”, explicou Azevedo. Os temas que fariam parte dos encontros foram elaborados pela Comissão Paulista através dos fóruns e conferências que realizam. 

No primeiro dia de encontro, os ponteiros acompanharam uma palestra sobre o Sistema Nacional de Cultura e outra sobre as prestações de conta. Já na sexta, o assunto era “Economia Criativa”, que trouxe temas como sustentabilidade e diversidade cultural.

“A capacitação foi importante para melhor compreendermos o Ponto de Cultura no aspecto administrativo e o alcance do seu objetivo, com o desenvolvimento das atividades do Programa Cultura Viva, como ações socioculturais em suas comunidades”, relatou Fábio Amaral, coordenador do Ponto de Cultura Integração com Dança.

Uma Batida de Comédias e Tragédias


Os atores mirins Natália Wolf e Rodrigo Colombo

Nessa sexta e neste sábado, dias 06 e 07 de julho, às 19 horas, com entrada franca, a Casa do Teatro apresenta o espetáculo “MilkShakespeare” com alunos do Projeto Nós em Cena, idealização da Cia. Arteatrando que tem como protagonistas no total 52 alunos das escolas “Escola Estadual Professora Maria Aparecida dos Santos Castro”, do bairro Jardim Figueira, e a “Escola Estadual Luiz Leite", centro. O Projeto foi um dos vinte premiados no Edital ProAC nº 29 – “Concurso de Apoio a Projetos de Primeira Obra de Artes Cênicas no Estado de São Paulo”.

O projeto que teve a duração de seis meses e contemplou os alunos com vivências teatrais na Casa do Teatro, sede da Cia. Arteatrando. Além do processo criativo do teatro, os alunos tiveram aulas sobre o Renascimento, teatro elizabethano e a vida e obra de William Shakespeare.

Com a proponente do projeto, a atriz e produtora Ana Luiza Garritano, participaram do projeto os provocadores Handré Campos, Arminda Riolo, Alexandre Cruz e Patty Aranha.

O espetáculo do “Nós em Cena” será um “milk”, uma batida de Shakespeare, com oito cenas, entre as comédias e as tragédias, do doce bardo de Stratford-upon-Avon, revelando aos participantes e o público a incontestável riqueza de seu mundo criativo.

As peças escolhidas são: “Romeu e Julieta”, “A Megera Domada”, “Muito Barulho por Nada”, “Noite de Reis”, “Othelo – O Mouro de Veneza”, “Sonho de Uma noite de Verão”, “As Alegres Comadres de Windsor” e “A Tempestade”.

O projeto deseja compartilhar sua arte com públicos diversos. A circulação ocorrerá nas cidades do Circuito das Águas Paulista. 

A Casa do Teatro fica localizada na rua Barão de Campinas, 619, Centro- Amparo/SP, mais Informações: (19) 3808.1732