Brasil EnCena traz espetáculo com reflexão sobre ser brasileiro

Oswald de Andrade, autor de "O Rei da Vela, é homenageado pelo Brasil EnCena


Estamos em São Paulo, Brasil, e o ano é 2033. Depois da queda da bolsa de Nova York de 2029, os chineses dominam definitivamente o mundo. Mesmo com a construção de Belo Monte, o Brasil sofre apagões. Na escuridão, todos querem a própria luz. Eis que surge um oportunista: Abelardo I, o rei da vela.

A partir da próxima quarta feira, dia 1º de maio, o Ponto de Cultura Brasil EnCena, da Cia. Artetrando, convida a cidade de Amparo e região a embarcar na história de “O Rei da Vela – Uma peça antropofágica”, escrita em 1933 por Oswald de Andrade, com um total de nove apresentações até o dia 12 de maio. “No pais do mensalão, onde infantilmente a política se divide entre PT e PSDB, mocinhos e vilões, montar 'O Rei da vela' é uma triste mas lúcida tarefa”, diz o diretor artístico Alexandre Cruz.

O espetáculo é um marco na dramaturgia brasileira pois foi além da esfera teatral, unindo, num só espetáculo, a musica, a literatura e as artes plásticas. O texto é considerado um clássico já que continua atual mesmo tendo sido escrito há 80 anos.

Segundo Alexandre Cruz, o exercício cênico desse ano é uma montagem antropofágica, que valoriza olhar de cada um dos provocadores do projeto, Ele dirige o primeiro ato, Arminda Riolo, o segundo, Handré Campos, o terceiro e Patty Aranha dirige um prólogo audiovisual com o manifesto antropofágico, do próprio Oswald de Andrade, um dos mais importantes artistas do movimento modernista brasileiro, responsáveis pela Semana de Arte Moderna de 1922.

No elenco estão os atores desejantes do projeto Kariel Graças, Mema Belo Jorge, Fernando Iron, Viny Oliver, Catarina Leloup, Gina Luz, João Dávila, Jozy Rodrigues, Rafael Mendes , Letícia Cozoli e Anabel. Os figurinos são de Paulinha Palmieri.

As apresentações acontecem na Casa do Teatro, na Rua Barão de Campinas, 619, Centro, em Amparo. A entrada é gratuita mas é necessário retirar os ingressos com meia hora de antecedência do início da apresentação. Para mais informações, pode-se entrar em contato com a Casa do Teatro pelo telefone (19) 3808-1732 e casadoteatro@ig.com.br

PROGRAMAÇÃO:
01 de maio | às 17h17 e 20h17
02, 03 e 04 de maio | às 20h17
05 de maio | às 17h17 e 20h17
11 e 12 de maio | às 20h17