Um dos objetivos do projeto “Brasil Encena” é valorizar a dramaturgia nacional. Para isso, a Cia. de Teatro Arteatrando escolheu apenas autores brasileiros para o trabalho. Neste primeiro ano de projeto, a obra será “O Mambembe”, de Arthur Azevedo, para qual o teatro sempre foi uma grande paixão.
Artur Nabantino Gonçalves de Azevedo nasceu no dia 7 de julho de 1855, em São Luís, Maranhão, e era o irmão mais velho de outro grande escritor brasileiro, Aluísio Azevedo, autor de clássicos como “O Cortiço e “O Mulato”.
Assim como Martins Pena, grande escritor de teatro, Arthur Azevedo consolidou também a comédia de costumes, explorando o cotidiano, as relações amorosas, familiares ou de amizade, as cerimônias festivas e fúnebres e tudo aquilo que podia observar nas ruas. Era jornalista e participou da fundação de muitos jornais populares, como "A Gazetinha", "Vida Moderna" e "O Álbum". Colaborou em "A Estação", ao lado de Machado de Assis.
Escreveu cerca de uma centena de peças de vários gêneros e extensões. Entre suas principais obras estão "A capital federal" e, claro, "O Mambembe".
Nenhum comentário:
Postar um comentário