Na quinta-feira, dia 19 de outubro, foi dia de visita para o nosso projeto. A secretária municipal de Esporte, Lazer e Cultura, Ana Maria Camargo, e o Diretor de Cultura, Antônio Carlos Oliveira, fizeram uma visita para acompanhar de perto as atividades do Ponto de Cultura.
A arte em qualquer lugar
“Bem vindos, bem vindos aqui, o trem já vai partir. Desarmem suas tendas temos muito a descobrir. Não há um lugar no mundo onde não podemos ir. Peguem suas máscaras nós vamos por aí. Mostrar como somos comuns e como podemos nos divertir. Não vamos ter medo só porque podemos pintar o rosto. Esse mundo vai nos ver brincar. Esse mundo vai nos ver sorrir. Esse mundo vai nos ver cantar. Esse mundo vai ouvir dizer.” Foi com esta canção de Vange Leonel que a trupe do Ponto de Cultura "Brasil EnCena", da Cia. Arteatrando, encerrou sua participação na Festa das Crianças, ocorrida no domingo dia 23 de outubro.
Animada, a plateia ria e batia palmas acompanhando o ritmo das apresentações musicais. Era impossível ficar alheio à alegria que preencheu o Jardim Público naquele começo de noite. O espetáculo ao ar livre ainda contou com um trecho de "Sonho de uma noite de verão", clássico do escritor inglês William Shakespeare, com a história dos apaixonados Tisbe e Píramo, o Muro, o Luar e o "temido" Leão.
Por que ficar preso em um espaço físico se a arte está em todo o lugar? “Mambembar” é palavra de ordem para o “Brasil EnCena”. O que isso significa? É colocar em prática a famosa frase “O artista vai onde o povo está”. É ir para as praças e ruas da cidade com apresentações musicais e teatrais.
Não por coincidência, o primeiro espetáculo que está sendo trabalhado com os atores do Ponto de Cultura é “O Mambembe”, de Artur Azevedo com colaboração de José Piza. Uma boa definição vem na própria obra, na fala do personagem Frazão: “Mambembe é a companhia nômade (...), organizada com todos os elementos de que um empresário pobre possa lançar mão num momento dado, e que vai, de cidade em cidade, de vila em vila, de povoação em povoação, dando espetáculos aqui e ali, onde encontre um teatro ou onde possa improvisá-lo.”
“O Mambembe” é um hino de amor ao teatro. A peça teatral escrita em 1904 põe em cena uma companhia teatral que enfrenta o descaso do governo e enfrenta todo tipo de dificuldade, mas nunca desiste do objetivo de realizar seus espetáculos e atrair o público. A história não é muito diferente da própria Cia. Arteatrando, responsável pelo Ponto de Cultura, que há quinze anos resiste culturalmente na cidade de Amparo.
Bem vindos todos.
Bem vindos, bem vindos aqui
O nosso projeto "Brasil EnCena" participou da Festa das Crianças neste domingo, dia 23 de outubro. O evento aconteceu no Jardim Público e contou com a organização da Fundação São Pedro com colaboração da Toca da Cathy.
A apresentação de teatro encerrou as atividades da festa que começou às 14h. Animada, a plateia ria e batia palmas nas apresentações musicais. O evento ainda contou com um trecho do espetáculo "Sonho de uma noite de verão", clássico do escritor inglês William Shakespeare. Os apaixonados Tisbe e Píramo com o Muro, o Luar e o "temido" Leão alegraram a tarde.
Brasil EnCena participa de Conferência
Este final de semana será de apresentações para os Pontos de Cultura. Tudo começa na sexta, dia 21, com a participação de todos na IV Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que neste ano tem o tema: “Construindo a Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes e o Plano Decenal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente”. O convite surgiu do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, através de sua presidente, Raquel Divina de Carvalho. “Os Pontos da nossa cidade têm como público principal de suas atividades as crianças e os adolescentes. Vemos na participação deles na Conferência como, além de divulgação dos projetos, uma forma de unir forças já que temos interesses comuns”, explica a presidente.
A programação dos Pontos começa com a apresentação cultural do Ponto de Cultura Itinerante, da Associação das Damas de Caridade, às 8h30. O Ponto Brasil EnCena, da Cia. Arteatrando, apresenta-se às 10h40. No período da tarde, “Integração com Danças”, do Centro de Dança Adriana Spinelli, abre os trabalhos da conferência às 14h e o Ponto “O ser humano, esse gigante”, da Associação Guarda Mirim de Amparo, faz uma apresentação às 15h30. Durante toda a conferência, haverá uma exposição dos trabalhos do Centro de Pesquisa de Teatro de Bonecos - Ponto de Cultura “Inventor de Sonhos”.
Clique aqui e confira a programação completa.
Brasil EnCena na Festa das Crianças!
Nosso Ponto de Cultura Brasil EnCena faz uma apresentação neste domingo, dia 23 de outubro, às 18h, no Jardim Público, em Amparo.
“Happening Mambembe” traz um exercício cênico do trabalho de montagem do espetáculo “O Mambembe”, de Arthur Azevedo e José Piza, o primeiro que será trabalhado com os alunos do projeto. O evento faz parte da “Festa da Criança” que acontecerá na praça a partir das 14h. A organização é da Fundação São Pedro.
“Há duas semanas trabalhando na montagem do espetáculo, os participantes vão começar a “mambembar” pelas praças e ruas da cidade de Amparo com performances e músicas. É uma forma de exercitá-los para o espetáculo que, em parceria com o Ponto de Cultura “O Ser Humano, esse Gigante” da Associação Guarda Mirim de Amparo, cumprirá temporada de nove apresentações de 13 a 21 de abril de 2012 na Casa do Teatro, sede da companhia.
Ao ar livre
A aula da quinta-feira, dia 13 de outubro, foi diferente. Todos foram para a praça. No conhecido Jardim Público, os atores desejantes e o provocador Handré Campos fizeram uma leitura de "O Mambembe", peça de Arthur Azevedo e José Piza, que será a primeira montagem do projeto.
Confira fotos desse dia diferente.
Assinar:
Postagens (Atom)