“Se não me falha a memória...”



Nessa sexta-feira, dia 17 de agosto, às 20 horas, no auditório da Rádio Cultura, os atores Handré Campos e Patty Aranha, da Cia. Arteatrando, estreiam o espetáculo “Se não me falha a memória...”. O espetáculo acontece em comemoração aos 34 anos da Rádio Cultura. 

O espetáculo faz parte do projeto “Coletando Histórias” idealizado pela dupla, e que foi um dos vencedores da Lei de Amparo a Cultura 2011. O projeto promove e divulga a importância histórica da cidade de Amparo através das histórias dos seus moradores, despertando o sentimento de pertencimento, além de valorizar o conhecimento e memória da população, integrar e estimular as gerações mais novas a conhecer a história de sua cidade.

O projeto, que já tem 18 meses de trabalho, entrevistou mais de 30 pessoas, criou três produtos culturais: O blog, onde estão registradas todas as entrevistas e curiosidades coletadas, 20 programas radiofônicos que estão sendo transmitidos na Rádio Cultura, e agora para finalizar, com três apresentações, surge o espetáculo teatral, dando vida às emocionantes histórias coletadas, com o intuito de preservar a tradição oral e transmitir as histórias e depoimentos de uma forma lúdica.


O ESPETÁCULO

Lindolfo e Diocleciana é um casal da “melhor idade” que contam os causos de amigos, amigos de amigos, conhecidos ou parentes.

Ouvintes assíduos do programa de rádio “Coletando Histórias”, os personagens interagem com as histórias e resgatam as suas, funcionam como um “eu coletivo” que abriga cada um destes contadores que “emprestaram” suas memórias vivas em cada relato colhido, traçando um paralelo entre o presente e o passado da cidade de Amparo.

SERVIÇO:

Mais Informações acesse o blog: http://coletandohistorias.spaceblog.com.br
Para adquirir o ingresso para sexta feira ligue: (19) 38078800

Atuação e Adaptação: Handré Campos e Patty Aranha
Direção: Alexandre Cruz
Técnica de Som e Luz: Mira Ribeiro

Para escutar o programa sintonize a Rádio Cultura todas as quartas-feiras às 14h; sextas-feiras às 22h e aos domingos às 07h.

Domingo, dia 19 de agosto às 14 horas, em comemoração à festa do padroeiro, o espetáculo será apresentado no Salão Paroquial de Três Pontes.

MilkShakespeare em Jaguariúna




Nesse domingo, dia 19 de agosto às 19h, a cidade de Jaguariúna receberá o principal dramaturgo inglês, William Shakespeare, com o espetáculo MilkShakespeare da Cia.Arteatrando, da cidade de Amparo, através do Projeto "Nós em Cena", que tem como protagonistas, 52 alunos de 02 escolas estaduais da cidade de Amparo a “Escola Estadual Professora Maria Aparecida dos Santos Castro”, do bairro Jardim Figueira, e a “Escola Estadual Luiz Leite", do centro. O Projeto foi um dos vinte premiados no Edital ProAC nº 29 – “Concurso de Apoio a Projetos de Primeira Obra de Artes Cênicas no Estado de São Paulo”. O espetáculo acontece no Teatro Municipal Dona Zenaide, com entrada gratuita.

O projeto que teve duração de seis meses, contemplando os alunos com Vivencias teatrais na Casa do Teatro, sede da Cia. Arteatrando, e além do processo criativo do teatro, os alunos tiveram aulas sobre o Renascimento, teatro elisabetano e a vida e obra de William Shakespeare.

O projeto realizou 8 apresentações, cinco na cidade de Amparo, uma, nas cidades de Pedreira e Monte Alegre do Sul e agora finaliza na cidade de Jaguariúna.




“ Possibilitar que todas essas crianças e jovens tenham contato com o teatro e William Shakespeare, nos enche de orgulho e a certeza de que a cultura transforma vidas” diz a proponente do projeto, a atriz e produtora Ana Luiza Garritano. Participam ainda do projeto, os provocadores Handré Campos, Arminda Riolo, Alexandre Cruz e Patty Aranha.

O espetáculo do “Nós em Cena” é um “milk”, uma batida de Shakespeare, com oito cenas, entre comédias e tragédias, as peças escolhidas são: “Romeu e Julieta”, “A Megera Domada”, “Muito Barulho por Nada”, “Noite de Reis”, “Othelo – O Mouro de Veneza”, “Sonho de Uma noite de Verão”, “As Alegres Comadres de Windsor” e “A Tempestade”.

“MilkShakespeare” revela aos participantes e ao público a incontestável riqueza do mundo criativo do dramaturgo inglês, para o critico Harold Bloom, William Shakespeare é o inventor do humano.


Mais Informações: casadoteatro.spaceblog.com.br ou (19) 9189.4480

SERVIÇO
Teatro Municipal Dona Zenaide
Rua Alfredo Bueno , 1151 Centro - Jaguariúna
Telefone : (19) 3867-2404
E-mail para contato : teatromunicipal@jaguariuna.sp.gov.br

“CARTA PARA NÃO MANDAR OU CANTIGA INTERROMPIDA” na Casa do Teatro



A Confraria da Dança comemora a circulação pelo interior do Estado de São Paulo os oito anos em cartaz do solo da bailarina Diane Ichimaru, “CARTA PARA NÃO MANDAR OU CANTIGA INTERROMPIDA” que estará no sábado dia 04 de agosto, às 21 horas na Casa do Teatro, com ingresso democrático.

O espetáculo percorreu o mês de julho e continua o mês de agosto, em circulação totalizando 11 cidades do nosso estado. O Projeto esta sendo realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura - Programa de Ação Cultural 2011.

O solo é de Diane Ichimaru que entre outros prêmios, recebeu o Prêmio APCA/2009 - melhor criadora/intérprete em Dança


“CARTA PARA NÃO MANDAR OU CANTIGA INTERROMPIDA”

A inquietude do ser é a matéria prima deste solo de dança. Obra aberta - inacabada e inacabável - habita o terreno fértil de pensamento desordenado, fragmentário e lacunar. O movimento é impregnado pela tensão de frase incompleta, pelo caos desassossegado do pensamento. Corpo em contradição entregue ao desatino, em redemoinho atemporal e prolixo dos destroços da memória. Uma dança contaminada por nostálgicos perfumes de jardins de avós, poeira de sótãos e porões. A ação discorre sem se completar, como ruídos que sobem da rua – passos, fiapos de conversas, crianças brincando... Diálogo íntimo e sigiloso desfruta as sensações do encontro da artista com o público, único e fugaz.

A CONFRARIA DA DANÇA

Fundada por Diane Ichimaru e Marcelo Rodrigues, a CONFRARIA DA DANÇA completou em 2012 dezesseis anos de atividades relacionadas à pesquisa de linguagem própria, criação e produção artística. Suas ações pioneiras movimentam a cena artística de Campinas e região desde a inauguração de sua primeira sede em 1996. A CONFRARIA DA DANÇA acumula premiações, parcerias com artistas das áreas da dança, teatro, música e artes plásticas. Vem difundindo a dança atuando prioritariamente na própria cidade/sede e pelo interior dos estados de São Paulo e Minas Gerais através de ações independentes, parcerias com Secretarias Municipais de Cultura e Educação, instituições privadas, projetos de montagem e circulação premiados pela FUNARTE, Ministério da Cultura e Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo. Promove atividades diversificadas de formação e fruição artística, traçando um crescimento radial em seu campo de ação junto à comunidade, atingindo público leigo infantil, adulto e terceira idade, estudantes de arte em processo de formação e artistas profissionais em busca de reciclagem e capacitação.

HISTÓRICO DO ESPETÁCULO

A 1ª versão de “CARTA PARA NÃO MANDAR OU CANTIGA INTERROMPIDA” estreou no saudoso evento “O Feminino na Dança / 2004” do Centro Cultural São Paulo. Em março de 2005 o solo teve sua pré-estreia em versão completa em Ribeirão Preto/SP e em maio do mesmo ano estreou em Campinas. Em seus anos de vida, o espetáculo percorreu mais de 30 cidades em aproximadamente 60 sessões. Foi veiculado através de importantes projetos como o FORA DO EIXO/SESC Ipiranga (2005), CARAVANA FUNARTE PETROBRAS DE CIRCULAÇÃO NACIONAL (2007), PALCO GIRATÓRIO/SESC Nacional (2008). Em 2010, “Carta...” integrou a temporada de repertório do grupo através do PRÊMIO FUNARTE DE DANÇA KLAUSS VIANNA 2009, realizando temporadas em Campinas, São Paulo e Belo Horizonte, além de ter sido apresentado em diversas unidades do SESC/SP. Em 2011 o solo participou da VIRADA CULTURAL PAULISTA e da Mostra

“DANÇA E MOVIMENTO” em Ilhabela. A longeva trajetória do solo desde sua estréia, somada ao evidente amadurecimento da obra alimentam o desejo do grupo em continuar ampliando seu campo de ação com este espetáculo, realizando a presente circulação.



FICHA TÉCNICA DO ESPETÁCULO

Criação de coreografia e texto, direção e interpretação, concepção e confecção de figurino:
DIANE ICHIMARU
Plano de iluminação, técnica e operação de luz e som: MARCELO RODRIGUES
Produção: CONFRARIA DA DANÇA
Duração do espetáculo: 45 minutos
Classificação: LIVRE - Faixa etária recomendada: Público jovem, adulto, terceira idade


Serviço:

“CARTA PARA NÃO MANDAR OU CANTIGA INTERROMPIDA”
04 de agosto ás 21 horas. Ingresso Democrático
A Casa do Teatro fica localizada na Rua Barão de campinas, 619, Centro- Amparo/SP
Mais Informações: (19) 38081732 ou casadoteatro.spaceblog.com.br