A Casa do Teatro é o nosso templo

Cena da montagem de "O Cortiço", de Aluísio de Azevedo, que fechou a programação da Casa em 2010

Reduto de vários artistas, a CASA DO TEATRO é, desde 2006, a moradia da Cia. de Teatro Arteatrando e local no qual serão realizadas as aulas do projeto "Brasil Encena", um lugar onde desenvolvemos ações culturais e primamos pela diversidade cênica e humana. 

Tudo começou com a formação da Cia. Arteatrando que existe há quinze anos, em Amparo, cidade do conhecido Circuito das Águas paulistas. Desde sua fundação, a Cia. realiza, em cada montagem, uma ampla pesquisa para encontrar sua própria linguagem. Até hoje, produziu mais de quarenta produções. Os resultados dessas pesquisas foram apresentados nas cidades de Araras, Avaré, Arthur Nogueira, Atibaia, Bragança Paulista, Campinas, Holambra, Itapira, Jaboticabal, Jacareí, Jaguariúna, Limeira, Louveira, Mogi-Guaçu, Monte Alegre do Sul, Mogi Mirim, Monte Sião, Pedreira, Piracicaba, Pinhalzinho, São Carlos, São João da Boa Vista, São Paulo, Santa Bárbara d’Oeste, Santo Antonio de Posse, Serra Negra, Socorro, Sorocaba e Vinhedo. 

Em 1997 e 1998, organizamos as Mostras Arteatrando, que reuniram espetáculos de cidades da região em caráter competitivo, incentivando assim o intercâmbio cultural e fomentando a diversidade cênica. E, em 2006, promovemos, em parceria com a Fundação São Pedro, a Mostra Arteatrando 10 Anos, com os dez espetáculos mais representativos da Cia. 

Dos estudos desenvolvidos pela Cia. Arteatrando nasceu o núcleo de pesquisa cênica Theatro da Morte, que a desde 2001 já produziu quatro espetáculos, entre eles o premiado “A Jaula”. 

Outra abordagem importantíssima é o Projeto A Escola vai ao Teatro -Escola, também iniciado em 2001, com encenação de textos consagrados da literatura, dirigido aos vestibulandos e estudantes em geral. No repertório, adaptações de: “Dom Casmurro” de Machado de Assis, “Libertinagem” de Manuel Bandeira, os nove contos “Sagarana” de João Guimarães Rosa, “O Auto da Barca do Inferno”de Gil Vicente e "O Cortiço" de Aluísio Azevedo. 

Nossos espetáculos participaram de importantes competições, tendo recebido mais de cinqüenta prêmios nos seguintes Festivais: Mapa Cultural Paulista 1997, 1999, 2000, 2002 e 2009; Festival Nacional de Teatro de Mogi Mirim 2001 e 2005; Prêmio Manuel Lira de Teatro – Santa Bárbara d’Oeste 2002; IX Festival de Teatro de Sorocaba 2004; Festival FECAMTA (Federação Campineira de Teatro Amador) 1999 e 2004; Festival FECAMTA de Peça Curtas 2000; Festival da Universidade São Francisco – Bragança Paulista 1997; Festival Nacional de Monólogos de Avaré 2000; Mostra de Artes Cênicas de Jacareí 2003. e FESESTE (Festival Estadual de Teatro de Avaré 2006/2007).

A Casa do Teatro fica no endereço: Rua Barão de Campinas, 619. Mais informações casadoteatro@ig.com.br, (19) 3817 1058 ou no blog da Casa (clique aqui). Nossas portas e janelas estão escancaradas para VOCÊ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário