A volta do "Teatro de Sombras de Ofélia"



Uma linda história que tem o próprio teatro como tema será contada pelos alunos do projeto “Brasil EnCena”. O espetáculo “O Teatro de Sombras de Ofélia” abre as atividades da Casa do Teatro, sede da companhia, no mês de outubro. A apresentação acontecerá neste domingo, dia 2, às 17h, na “Matinê de Teatro Infantil”. A adaptação da história escrita por Michael Ende – famoso mundialmente pelo roteiro do filme “História Sem Fim” – faz parte da programação da 3º Semana do Idoso, promovida pelo Conselho Municipal do Idoso, que acontece de 1º a 8 de outubro. 

Será a terceira apresentação do espetáculo pelos alunos do projeto de teatro. As duas primeiras aconteceram durante a programação do 11º Festival de Inverno. O sucesso foi tamanho nas duas sessões lotadas que surgiu o convite do Conselho para que a peça teatral integrasse as atividades da Semana. Em julho, os alunos tinham completado dois meses de curso e já puderam exercitar o oficio do ator, entender o processo criativo em um processo prático, o que despertou o sentimento de paixão entre os participantes. 

“Prestes a iniciar os ensaios da montagem de “O Mambembe” de Arthur Azevedo e José Piza, os atores podem mergulhar em outra história que tem o próprio teatro como tema, pois o espetáculo não pode parar. O texto é muito tocante porque facilita o diálogo com a criança sobre a morte e a velhice, Ende escreveu de uma forma simbólica e poética sobre esses temas. O que nós faz ter uma reflexão sobre a vida”, comenta Alexandre Cruz, diretor do espetáculo. 

Na trama, Ende narra de forma poética um conto de fadas contemporâneo onde a protagonista Ofélia, que tem esse nome porque seus pais queriam que ela fosse uma grande atriz de teatro, por ter uma voz fraquinha acaba se tornando ponto, uma antiga profissão no teatro na qual a pessoa acompanhava a peça numa pequena caixa, que se localizava na boca de cena. Nos momentos de esquecimento dos atores, ela soprava o texto fazendo com que a história fosse contada sem tropeços. Acontece que o teatro da cidade vai ser demolido e despedida do teatro começa a aceitar as sombras sem dono e cria o teatro de sombra de Ofélia.

A Casa do Teatro fica na Rua Barão de Campinas, 619, Centro, Amparo/SP. A entrada é franca e os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário