A arte em qualquer lugar



“Bem vindos, bem vindos aqui, o trem já vai partir. Desarmem suas tendas temos muito a descobrir. Não há um lugar no mundo onde não podemos ir. Peguem suas máscaras nós vamos por aí. Mostrar como somos comuns e como podemos nos divertir. Não vamos ter medo só porque podemos pintar o rosto. Esse mundo vai nos ver brincar. Esse mundo vai nos ver sorrir. Esse mundo vai nos ver cantar. Esse mundo vai ouvir dizer.” Foi com esta canção de Vange Leonel que a trupe do Ponto de Cultura "Brasil EnCena", da Cia. Arteatrando, encerrou sua participação na Festa das Crianças, ocorrida no domingo dia 23 de outubro.

Animada, a plateia ria e batia palmas acompanhando o ritmo das apresentações musicais. Era impossível ficar alheio à alegria que preencheu o Jardim Público naquele começo de noite. O espetáculo ao ar livre ainda contou com um trecho de "Sonho de uma noite de verão", clássico do escritor inglês William Shakespeare, com a história dos apaixonados Tisbe e Píramo, o Muro, o Luar e o "temido" Leão. 

Por que ficar preso em um espaço físico se a arte está em todo o lugar? “Mambembar” é palavra de ordem para o “Brasil EnCena”. O que isso significa? É colocar em prática a famosa frase “O artista vai onde o povo está”. É ir para as praças e ruas da cidade com apresentações musicais e teatrais. 

Não por coincidência, o primeiro espetáculo que está sendo trabalhado com os atores do Ponto de Cultura é “O Mambembe”, de Artur Azevedo com colaboração de José Piza. Uma boa definição vem na própria obra, na fala do personagem Frazão: “Mambembe é a companhia nômade (...), organizada com todos os elementos de que um empresário pobre possa lançar mão num momento dado, e que vai, de cidade em cidade, de vila em vila, de povoação em povoação, dando espetáculos aqui e ali, onde encontre um teatro ou onde possa improvisá-lo.” 

“O Mambembe” é um hino de amor ao teatro. A peça teatral escrita em 1904 põe em cena uma companhia teatral que enfrenta o descaso do governo e enfrenta todo tipo de dificuldade, mas nunca desiste do objetivo de realizar seus espetáculos e atrair o público. A história não é muito diferente da própria Cia. Arteatrando, responsável pelo Ponto de Cultura, que há quinze anos resiste culturalmente na cidade de Amparo.

Bem vindos todos.

Texto publicado no Jornal Oficial de Amparo, edição do dia 28 de outubro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário