Espetáculo “O Rei da Vela” continua na Casa do Teatro




As apresentações do espetáculo “O Rei da Vela – Uma peça antropofágica”, do Ponto de Cultura Brasil EnCena, continuam neste final de semana e acontecem até dia 12 de maio na Casa do Teatro. Resultado do trabalho do segundo ano do projeto da Cia. De Teatro Arteatrando, a peça é baseada na obra escrita em 1933 por Oswald de Andrade, que se tornou um dos grandes expoentes do movimento modernista brasileiro.

A junção de teatro e cinema do espetáculo ajudam contar a história que foi adaptada para o ano de 2033, em um Brasil que sofre com apagões e falta de energia. Com isso, surge o oportunista Abelardo I, o rei da vela. “Hoje em dia, não importa qual lado você esteja, se é um corrupto e se apropria indevidamente de parcelas que não te pertencem ou se é um justo e com indignação luta por alguma mudança. Realmente não importa. Todos estão condenados a uma imensa decadência, muito pior do que na época em que a obra o Rei da Vela foi escrita”, comenta o diretor artístico, Alexandre Cruz.

Antes do início da parte teatral do espetáculo, o público tem a oportunidade de conhecer o “Manifesto Antropófago”, também de Oswald de Andrade, através de um prólogo audiovisual, uma provocação de Patty Aranha com filmagem e edição de Adilson Jorge. “O resultado deste processo criativo é uma síntese do manifesto e os fragmentos que compõe essa manifestação multimídia têm como objetivo conduzir o espectador nesta primeira etapa de nossa viagem antropofágica com o espetáculo 'O Rei da Vela', explica Patty Aranha.

Com grande parte dos figurinos foi feito à mão, utilizando o mínimo de aparelhos eletrônicos, , o público é transportado a um futuro decadente e antropofágico. “Pensando em ser sustentável, evitei comprar muitos materiais e me fartei aproveitando o que tinha no acervo da própria Cia. Arteatrando. Foram 42 figurinos, quase 200 peças”, lembra a figurinista Paulinha Palmieri.

No elenco estão os atores desejantes do projeto Kariel Graças, Mema Belo Jorge, Fernando Iron, Viny Oliver, Catarina Leloup, Gina Luz, João Dávila, Jozy Rodrigues, Rafael Mendes , Letícia Cozoli e Anabel.

As apresentações acontecem na Casa do Teatro, na Rua Barão de Campinas, 619, Centro, em Amparo. A entrada é gratuita mas é necessário retirar os ingressos com meia hora de antecedência do início da apresentação. Para mais informações, pode-se entrar em contato com a Casa do Teatro pelo telefone (19) 3808-1732 ou casadoteatro@ig.com.br

PROGRAMAÇÃO
03 e 04 de maio | às 20h17
05 de maio | às 17h17 e 20h17
11 e 12 de maio | às 20h17

Nenhum comentário:

Postar um comentário